quinta-feira, 25 de maio de 2017

EVANGELHO COMENTADO!

A graça de Deus, no meio de nós, é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria


Evangelho (Jo 16,16-20)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIO

De fato é assim, toda partida gera uma tristeza, alegra-se quem não gosta daquele que está partindo. Por isso, Jesus está dizendo que o mundo se alegrará com a Sua partida. Que mundo se alegra com a partida de Jesus, com a saída d’Ele do nosso meio? O mundo que não O acolheu, não O aceitou nem O reconheceu como Senhor e Salvador.
Do mesmo modo, nos dias de hoje, alegram-se aqueles que veem o nome de Jesus ser deixado de lado, alegram-se todas as vezes que o nome de Jesus é desrespeitado, que a Sua Igreja é atacada e assim por diante. Há uma falsa alegria no mundo, alegria de rejeitar a Deus, de não aceitar a salvação que Ele nos trouxe, a alegria de viver uma vida dissipada no erro, na ignorância, vivendo cada um o seu bel-prazer.
É uma tristeza para o coração daquele que tem Jesus como seu Senhor e Salvador não viver de acordo com a vontade de Deus. Há uma tristeza de reconhecer os próprios pecados e limites; há uma tristeza que toma conta do nosso coração ao ver o mundo tão fragilizado e distante da vontade de Deus.
Veja, a graça de Deus no meio de nós é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria, pois o Senhor que foi voltou e está no meio de nós. Mesmo que, muitas vezes, fiquemos distantes d’Ele, Ele jamais fica distante de nós!
Se tem alguma coisa entristecendo o nosso coração, causando preocupação e uma certa amargura na nossa alma, permitamos que o Senhor transforme a nossa tristeza em alegria, permitamos que o nosso pranto seja transformado na verdadeira alegria de ser discípulo de Nosso Senhor Jesus Cristo, alegremo-nos com Ele, com a Sua presença viva e real no meio de nós, ainda que tenhamos muitos motivos para nos entristecer e nos preocuparmos, muitos motivos que tiram momentaneamente a alegria do nosso coração.
Há uma alegria maior, que vem do coração de Deus, se permanecermos n’Ele nada a tirará de nós. Podemos passar por momentâneas situações, mas a alegria que vem do coração de Deus ninguém pode nos roubar.
Deus abençoe você! 
Padre Roger Araújo 

sexta-feira, 28 de abril de 2017

EVANGELHO DE HOJE

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas o Seu modo de agir é sempre novo


Evangelho (Jo 6,1-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor. 
Imagem relacionadaNaquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

TODOS NÓS PRECISAMOS DE UMA BASE

Sobre o que você está construindo os seus sonhos? a base que você precisa acima de tudo é DEUS, Ele é a força maior que nos sustenta.
      
Se existe algo que não pode ser ignorado  é a nossa capacidade mental. A verdade é que nos preocupamos com muita coisa... é conta pra pagar, é aquele pessoa que está doente, é o filho que não está bem, é a situação financeira ... vamos no preocupando, acumulando cada vez mais coisas na nossa mente e não nos damos conta do perigo que corremos, a sociedade está gerando uma nação de pessoas doentes emocionais, depressivas, reféns dos seus medos e angustias. 
Resultado de imagem para seguir adianteE que sirva de testemunho, mas todos nós estamos sujeitos a passar por isso. A vida tem dois horizontes, um positivo e um negativo e chega um momento que perdemos as forças, perdemos o animo, o entusiasmo vai embora... e sabe nessas horas o que nos resta? essa é a questão... o que te resta quando tudo parece desabar? Tem pessoas, e muitas estão se perdendo por causa disso, basta olhar para os jovens que estão se deixando levar por um joguinho que leva a morte, pessoas que quando falta-lhes tudo e procuram uma base e não acham decidem acabar com a própria vida... O que há por trás de alguém que decide se matar? o que há por trás de alguém que escolhe desistir? o que há por trás de alguém que perde totalmente a esperança?
     Na verdade a questão não é o que há por trás, mas sim o que não há! o que acontece é que quando a mente "pira" e as preocupações dominam, e a tristeza envolve, falta uma base... a própria palavra de Deus nos diz isso, estamos construindo nossas casas ou até mesmo castelos sobre a areia e de repente tudo cai por terra... 
     Sobre o que você está construindo os seus sonhos? a base que você precisa acima de tudo é DEUS, Ele é a força maior que nos sustenta. Segundo, a família, apesar de todas as coisas ela sempre estará com você, e por fim e não menos importante os amigos, mas repito, AMIGOS! aqueles que você conta nos dedos de uma mão... que querem o seu bem e estão disposto a te ouvir e falar umas verdades quando você precisa... 
     É essa  a base que nos edifica, que nos faz quando chegamos no fundo do poço lutarmos para nos reerguemos, que nos ajudam a não desistir, que nos impulsionam a seguir, erguer a cabeça e lutar.  É essa a base que você precisa ter para na hora do desespero poder recomeçar, concentrar a sua mente, começar a enxergar mesmo que a duras lágrimas que você tem motivos para viver... 

...e se você não tiver essa base? não se acomode e procure construí-la a partir de agora, comece buscando Deus com toda a força do seu coração, o resto lhe virá por acréscimo.  

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Mateus 6:33,34


José Edinaldo 

terça-feira, 25 de abril de 2017

EVANGELHO DE HOJE

Primeira Leitura (1Pd 5,5b-14)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.
7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.
11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho (Mc 16,15-20)
Resultado de imagem para IDE POR TODO MUNDO— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

domingo, 23 de abril de 2017

EVANGELHO COMENTADO

Só o Espírito Santo de Deus, derramado em nossos corações, permite-nos encontrar o perdão e a misericórdia divina

“Jesus lhe disse: ‘Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!’” (João 20, 29).

Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-31)

Imagem relacionada— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Comentário 

O que se manifesta, hoje, através da liturgia que celebramos é a Misericórdia de Deus encarnada e viva no meio de nós! Porque o Cristo ressuscitado sopra sobre toda a humanidade e em nossos corações o dom do Espírito Santo.
Só o Espírito Santo de Deus, derramado em nossos corações, permite-nos encontrar o perdão e a misericórdia divina! Por isso, o Espírito derramado sobre os apóstolos confere a eles o poder de perdoar os pecados. Que maravilha! Que presença e dádiva do Céu! Nossos pecados podem ser perdoados por homens, que são ministros de Deus, profetas e agentes da misericórdia divina.
Digo a todos nós que necessitamos tanto do dom do Espírito Santo: não desprezemos o santo sacramento da confissão. Demos, na verdade, grande crédito e valor a ele. Porque quando precisamos o Espírito Santo vem a nós pelo batismo, na crisma; vem ao nosso encontro para nos lavar dos nossos pecados. Por este motivo, Jesus está dando aos apóstolos e discípulos poder para que somente a Igreja perdoe os pecados.
Celebrar, hoje, a misericórdia de Deus é celebrar o perdão dos nossos pecados, é celebrar a nossa reconciliação com Ele!
Rejubilo-me de mais no sacramento da confissão, pois no início da Igreja o sacramento era dado uma vez na vida, e depois foi se estendendo. E o tamanho da misericórdia de Deus não se limitava a um tempo ou a uma circunstância apenas.
Algumas pessoas buscam todos os meses, ou, alguns buscam toda semana o sacramento da confissão, que está aqui por meio dos sacerdotes. Mas, o mais importante é deixar que a reconciliação com Deus aconteça em nosso coração. É mais do que uma oportunidade, é um presente do Céu e um dom de Deus!
Quando o padre ou o ministro ordenado dizem:“Teus pecados estão perdoados”, é o próprio Jesus quem está nos dizendo que os nossos pecados estão perdoados. A excelência da misericórdia de Deus perdoa até mesmo a nossa incredulidade. Olhe a incredulidade de Tomé que dizia: “Se eu não tocar nem ver, não acreditarei”. E a bondade de Deus perdoa até mesmo aquele que era discípulo e duvidou.
O perdão de Deus não conhece medidas nem limites. O perdão de Deus chega a todos os corações que se abrem para a Sua misericórdia!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo 

sábado, 8 de abril de 2017

QUAL É A IGREJA VERDADEIRA ?

Paz e Graça da parte de Deus nosso Pai, me chamo Edinaldo, sou da cidade de Bezerros-PE. Faço parte da Comunidade Resgate a 5 anos, onde no decorrer do tempo comecei a mergulhar nos propósitos de Deus para a minha vida. Hoje convido você para refletirmos sobre Igreja. Certamente você já deve ter ouvido que nós somos Igreja, e é sobre esse “ser Igreja” que precisamos aprofundar para compreender com base na verdade, com base nos ensinamentos do próprio Cristo o que isso significa. 
Igreja não é simplesmente uma construção física, corremos o risco de pensar, e muitas e muitas pessoas estão se perdendo porque acreditam que igreja é apenas um lugar, uma instituição. É por isso que no evangelho de São João no cap. 2, 19 Jesus diz “Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias”. Nesse acontecimento, ao mesmo tempo em que Jesus estava em um templo físico manifestando sua indignação por estarem fazendo da casa do Senhor um lugar de comércio, Jesus falava de si mesmo fazendo uma alusão a sua morte e ressurreição, e, se apresenta como templo.
Mas afinal o que é Igreja?  “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (I Tm3,15). De acordo com o C.I.C. Deus quer a salvação de todos pelo conhecimento da verdade. “A salvação está na verdade” (CIC § 851). O Parágrafo 751 diz que a palavra Igreja, ou ekklesía, do verbo grego ek-kalein que significa chamar fora, significa convocação. Ou seja, o termo ekklésia que significava reunião de um determinado grupo de pessoas para tratar de temas variados ganha um novo significado, Igreja no significado cristão significa chamar para fora, chamar para fora do pecado. Deus nos convoca para sermos Igreja, para formarmos um corpo.
Entendamos, nós não estamos falando de uma organização, mas de um organismo vivo, pleno, cheio de graça, capaz de nos santificar, nos purificar, transformar e levar a salvação. I Pedro cap.2, 4-6 diz que devemos nos achegar a Cristo, “Achegai-vos a ele, pedra viva que os homens rejeitaram, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus; e quais outras pedras vivas, vós também vos tornais os materiais deste edifício espiritual, um sacerdócio santo, para oferecer vítimas espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Por isso lê-se na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida, preciosa: quem nela puser sua confiança não será confundido”.
A Igreja é um edifício espiritual, Jesus é a pedra fundamental, a pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular e nós amados irmãos, membros que somos da Igreja Católica Apostólica Romana somos pedras vivas, somos materiais desse edifício.  O parágrafo 737 do C.I.C. afirma que “A missão de Cristo e do Espírito Santo completa-se na Igreja, corpo de Cristo e templo do Espírito Santo. Esta missão conjunta associa, doravante, os fiéis de Cristo à sua comunhão com o Pai no Espírito Santo”.
Talvez você esteja se questionando sobre o fato de existirem muitas igrejas, realmente, no sentido de instituição centenas de igrejas foram fundadas ao longo dos tempos, muitas instituições, organizações vêm sendo fundadas e por isso precisamos mergulhar na fonte para experimentarmos a verdade. São Clemente de Alexandria afirma que assim como a vontade de Deus é um ato e se chama mundo, assim também sua intenção é a salvação dos homens, e se chama Igreja.
Somos um corpo, somos Igreja, pertencemos a verdadeira Igreja fundada por Jesus Cristo, Atos cap. 20, 28 diz “Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastorear a Igreja de Deus, que ele adquiriu com o seu próprio sangue”. O apóstolo Paulo em sua carta aos Efésios diz no cap. 5,23  que Cristo é o chefe da Igreja, a Igreja é o seu corpo, da qual ele é o Salvador.
Agora entenda, a verdadeira Igreja é aquela na qual Deus é a cabeça, tem muitas “igrejas” por ai que fogem dessa verdade. Temos por exemplo:

·         Os luteranos foram fundados por Martinho Lutero em 1524. Lutero é o cabeça;
·         Os batistas por John Smith em 1609. John é o cabeça;
·         Os adventistas do sétimo dia começaram com Guilherme Miller e Helen White no século passado;
·         A igreja universal do reino de Deus surgiu em 1977, fundada por Edir Macedo.

Só existe uma Igreja fundada por Jesus Cristo, comprada com seu sangue derramado na Cruz, guiada pelo Espírito Santo e essa Igreja chama-se Igreja Católica Apostólica Romana. Segundo Felipe Aquino a palavra igreja deriva de outra palavra grega que significa assembleia convocada. Neste sentido a Igreja é a reunião de todos os que respondem ao chamado de Jesus: “…ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor” (Jo 10,16). A Igreja de Jesus foi edificada sobre a rocha, Jesus disse a Pedro “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. (Mt 16,18).
Santo Ambrósio, Doutor da Igreja, afirma “Da mesma forma que Eva foi formada do lado de Adão adormecido, assim a Igreja nasceu do coração transpassado de Cristo morto na cruz. A verdadeira Igreja é: 

 ·  UNA: deve ser UMA do mesmo modo como existe “um só Senhor, uma só fé, um só batismo” (Ef 4,5);
             ·  SANTA: em virtude do seu fundador Jesus Cristo;
     · CATÓLICA: porque foi estabelecida para reunir os homens de todos os povos, para formar o único povo de Deus;
Resultado de imagem para roma pontos turisticos    · APOSTÓLICA: porque está construída sobre o fundamento dos Apóstolos, A garantia da legitimidade da Igreja está na continuidade da obra de Jesus por meio da sucessão apostólica.

Para que precisamos da Igreja? Mais que isso... Precisamos verdadeiramente SER Igreja, há quem diga que Igreja não salva, mas, digo mais que isso, A nossa Igreja Católica salva sem a menor dúvida, salva porque forma um corpo no qual Cristo é a cabeça, salva porque é nela que encontramos todos os sacramentos para a nossa purificação e santificação, salva, mas, para isso você precisa se deixar ser destruído, deixar que as suas ruínas caiam por terra para que Cristo possa te reconstruir e fazer de você uma pedra viva da construção do Reino de Deus.
É na Igreja que recebemos os sacramentos que necessitamos; o Batismo, a Reconciliação, a Eucaristia, a Crisma, a Ordem, o Matrimonio, a Unção dos Enfermos. Todos verdadeiros instrumentos instituídos por Deus para que possamos SER Igreja. Na carta de I Corintios 6, 19-20 Paulo questiona “Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis? Porque fostes comprados por um grande preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo.
São João Crisóstomo pede, não te afaste da Igreja: Nada é mais forte do que ela. Ela é a tua esperança, o teu refúgio.
Seja Igreja... 
     
                                                          Paz e bem, Deus os abençoe...

josé edinaldo 

domingo, 2 de abril de 2017

EVANGELHO COMENTADO

Que a nossa fé esteja viva no Cristo vivo e ressuscitado, porque Ele traz vida plena a nós

“Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais” (João 11, 25-26).
Anúncio do Evangelho (Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45– Forma breve)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
Resultado de imagem para lazaro vem para foraNaquele tempo, 3as irmãs de Lázaro mandaram dizer a Jesus: “Senhor, aquele que amas está doente”.4Ouvindo isto, Jesus disse: “Esta doença não leva à morte; ela serve para a glória de Deus, para que o Filho de Deus seja glorificado por ela”.5Jesus era muito amigo de Marta, de sua irmã Maria e de Lázaro. 6Quando ouviu que este estava doente, Jesus ficou ainda dois dias no lugar onde se encontrava. 7Então, disse aos discípulos: “Vamos de novo à Judeia”.17Quando Jesus chegou, encontrou Lázaro sepultado havia quatro dias. 20Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. 21Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele te concederá”.23Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”.24Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”.25Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. 26E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?”27Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.33bJesus ficou profundamente comovido 34e perguntou: “Onde o colocastes?”Responderam: “Vem ver, Senhor”. 35E Jesus chorou. 36Então os judeus disseram: “Vede como ele o amava!”37Alguns deles, porém, diziam: “Este, que abriu os olhos ao cego, não podia também ter feito com que Lázaro não morresse?”38De novo, Jesus ficou interiormente comovido. Chegou ao túmulo. Era uma caverna, fechada com uma pedra. 39Disse Jesus: “Tirai a pedra!”Marta, a irmã do morto, interveio: “Senhor, já cheira mal. Está morto há quatro dias”.40Jesus lhe respondeu: “Não te disse que, se creres, verás a glória de Deus?”41Tiraram então a pedra. Jesus levantou os olhos para o alto e disse: “Pai, eu te dou graças porque me ouviste. 42Eu sei que sempre me escutas. Mas digo isto por causa do povo que me rodeia, para que creia que tu me enviaste”.43Tendo dito isso, exclamou com voz forte: “Lázaro, vem para fora!”44O morto saiu, atado de mãos e pés com os lençóis mortuários e o rosto coberto com um pano. Então Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o caminhar!”45Então, muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

COMENTÁRIO
A palavra eterna sobre a morte é a vida em Jesus, Ele é Senhor sobre a morte. Ele é o Senhor da morte e não o Senhor que dá a morte, é o Senhor que vence a morte, que está acima dela, porque, Ele é a ressurreição. “Eu sou a ressurreição e a vida!”. Por isso, todo aquele que crê e acredita n’Ele não está na morte.O que Ele faz, hoje, ao ressuscitar Lázaro, é uma demonstração, uma antecipação, uma forma de nos explicar aquilo que acontecerá conosco de forma mais plena.
Jesus diz a Lázaro: “Lázaro, vem para fora!”. Lázaro veio para fora, voltou para a vida, mas ele vai morrer novamente, porque ainda não ressuscitou glorioso, ele voltou à vida.Como alguém volta à vida? Acontece quando uma pessoa está internada, em coma, praticamente morta, e nós vemos tantos milagres acontecendo! Hoje, estamos testemunhando um grande milagre: o milagre de Lázaro ressuscitando.
Lázaro morre, mas hoje ressuscita ou ressurge, porque a ressurreição definitiva é a de Cristo, que logo iremos contemplar. Tudo isso é para nós uma catequese da vida, catequese da ressurreição, uma grande lição para nós e para o nosso coração, de que a morte não tem a palavra final na nossa vida e nosso coração.
Não deixe a morte ter a última palavra na sua vida, não deixe a morte trazer sentimentos de tristeza, de dúvida e inquietação, nem perturbar a sua fé. Que a nossa fé esteja viva no Cristo vivo e ressuscitado, porque Ele traz vida plena em nós, porque Ele é a ressurreição e a vida!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo 

domingo, 26 de março de 2017

EVANGELHO COMENTADO

Precisamos permitir que Deus cure e restaure nosso olhar, para que tenhamos a Sua visão em nós

“Jesus cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego” (João 9,6).
Anúncio do Evangelho (Jo 9,1.6-9.13-17.34-38) 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor. 
Resultado de imagem para o cego de nascençaNaquele tempo, 1ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. 6E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. 7E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” (que quer dizer: Enviado). O cego foi, lavou-se e voltou enxergando.8Os vizinhos e os que costumavam ver o cego — pois ele era mendigo — diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” 9Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”.Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!”13Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. 14Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do ego. 15Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre os meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!”16Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?”17E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”.34Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade.35Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” 36Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” 37Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: 38“Eu creio, Senhor!” E prostrou-se diante de Jesus.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Comentário
Um cego de nascença está próximo de Jesus. Na verdade, é Jesus quem está passando e vendo aquele homem que nasceu cego.Há pessoas que se tornam cegas durante a vida, mas há também pessoas que já nascem cegas por algum problema genético, por alguma má formação.
A pergunta que os discípulos fazem a Jesus: “Quem foi que pecou?”. Sabe, é aquela mentalidade de que todo mal que existe é consequência do pecado da pessoa ou foi pelo pecado de alguém. Ou seja, é aquela visão de que a pessoa está pagando pelo mal do outro. Não existe nada disso! Não existe nem aquela visão da reencarnação, de que a pessoa está aqui para pagar os pecados que cometeu em outra vida. Precisamos abolir isso da nossa mentalidade, porque isso não é evangélico.
É verdade que há erros que as pessoas cometem, que geram consequências para elas e para as outras também, mas são consequências de ordem natural. Não quer dizer que Deus determinou: “Agora, aquele filho tem que pegar por aquilo que o pai fez!”. De forma nenhuma!Esse cego não está cego porque cometeu um pecado; ele já nasceu cego. Como aquela pessoa no ventre da mãe poderia ter pecado? E também não foi porque seus pais mereceram esse castigo.
Às vezes, encontramos crianças que nascem com alguma má formação, uma deformação genética, algum problema, e a mãe logo pergunta: “O que eu fiz de errado?”. Mamãe, papai, vocês não fizeram nada de errado! Houve algum problema na ordem natural, mas a ordem sobrenatural vai transformar aquilo que parecia uma tragédia, um mal, numa bênção divina!
Vejo como essas crianças que têm alguma deficiência tornam-se verdadeiras referências da bênção, da presença e do amor de Deus na vida dessas mães, dessas famílias! Elas apontam para nós, a começar por mim, a manifestação do Reino de Deus. Por isso, até mesmo para algo que parece trágico, precisamos olhar como o lugar onde a graça de Deus pode se manifestar, porque todas as coisas concorrem para o bem daqueles que esperam em Deus.
Por esse motivo, Jesus, hoje, olha para esse cego e mostra-o como um referencial para nós. Jesus se aproxima dele, cospe no chão (porque viemos do chão, viemos da terra), faz aquela lama, coloca nos olhos do cego e cura a sua cegueira.Duas coisas: primeiro, Deus quer abrir os nossos olhos, porque este sim é o grande mal, a grande cegueira. Vivemos de forma iludida, de forma errada, enxergando a vida de forma distorcida, não como de fato ela é, como precisa e deve ser enxergada. Precisamos permitir que Deus cure e restaure o nosso olhar, para que tenhamos a Sua visão em nós!
Jesus diz algo a esse cego depois que ele está curado: “Não volte a pecar, para que não te aconteça coisa pior”. Não há coisa pior do que o pecado em nós, não há coisa pior do que o estrago que o pecado faz na vida de cada um de nós.Que a misericórdia de Deus, hoje, lave os nossos olhos e nos ajude a ver o mundo, a nós mesmos e as pessoas com o olhar divino!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araujo 

EVANGELHO COMENTADO!

A graça de Deus, no meio de nós, é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria Evangelho  (Jo 16,16-20) —  O Senh...