sábado, 28 de janeiro de 2017

PALAVRA DE HOJE

Primeira Leitura (Hb 11,1-2.8-19)
Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos, 1A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia. 9Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os coerdeiros da mesma promessa. 10Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. 11Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa. 12É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar”. 13Todos estes morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. 14Os que falam assim demonstram que estão buscando uma pátria, 15e se se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá. 16Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus. Pois preparou mesmo uma cidade para eles. 17Foi pela fé que Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único, 18do qual havia sido dito: “É em Isaac que uma descendência levará o teu nome”. 19Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho — o que é também um símbolo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Lc 1,69-70.71-72.73-75 )
— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
— Bendito seja o Senhor Deus de Israel, porque a seu povo visitou e libertou!
— Fez surgir um poderoso Salvador na casa de Davi, seu servidor, como falara pela boca de seus santos, os profetas desde os tempos mais antigos,
— para salvar-nos do poder dos inimigos e da mão de todos quantos nos odeiam. Assim mostrou misericórdia a nossos pais, recordando a sua santa Aliança.
— e o juramento a Abraão, o nosso pai, de conceder-nos que, libertos do inimigo, a ele nós sirvamos sem temor em santidade e em justiça diante dele, enquanto perdurarem nossos dias.

Evangelho (Mc 4,35-41)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
35Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem!” 36Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. 37Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. 38Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas?” 39Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te!” O vento cessou e houve uma grande calmaria. 40Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” 41Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

QUER UM MOTIVO PARA PERDOAR?

UM GRANDE MOTIVO PARA PERDOAR

O perdão é como uma chave que abre a porta do nosso coração e consequentemente vai abrindo muitas portas que pareciam fechadas para nós. 

O perdão é divino, na medida que nos assemelha a Deus que perdoa com graça e amor. Sua gênese está em provar do PERDÃO DIVINO, sim, só sabe o que é a misericórdia aquele que dela vivenciou. Contudo a virtude, o atributo divino que deve se manifestar em mim e de mim para o irmão é a COMPAIXÃO, quando o homem se perdoa compreendendo que é limitado, miserável e mesmo assim Deus o acolhe, essa graça divina deixa MARCAS PROFUNDAS EM SUA ALMA, PSIQUE E CORAÇÃO.


 
Como um copo de vidro que acolhe um café quente e se torna quente porque assimilou a temperatura do café, assimile você a MISERICÓRDIA DIVINA e o seu coração responderá com uma outra graça chamada COMPAIXÃO, aí está o MOTIVO, tenha COMPAIXÃO DE TI E TERÁS COMPAIXÃO DO TEU PRÓXIMO, só assim teu perdão será a bomba que explodirá os infernos interiores e deixará envergonhado satanás, pois deixaste de fazer a vontade dele para agora realizar a oração do PAI NOSSO com todo poder e graça em tua vida. 


Podendo dizer: Pai, perdoa os meus pecados, as minhas faltas, as minhas ofenças, assim como eu perdou a quem me tem ofendido! 


SERGIO MACIEL

(Fundador da Comunidade Católica Resgate)

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

PALAVRA DE DEUS PRA VOCÊ

Evangelho de Hoje 

Primeira Leitura (Hb 10,32-39)
Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos, 32lembrai-vos dos primeiros dias, quando, apenas iluminados, suportastes longas e dolorosas lutas. 33Às vezes, éreis apresentados como espetáculo, debaixo de injúrias e tribulações; outras vezes, vos tornáveis solidários dos que assim eram tratados.
34Com efeito, participastes dos sofrimentos dos prisioneiros e aceitastes com alegria o confisco dos vossos bens, na certeza de possuir uma riqueza melhor e mais durável. 35Não abandoneis, pois, a vossa coragem, que merece grande recompensa.
36De fato, precisais de perseverança para cumprir a vontade de Deus e alcançar o que ele prometeu. 37Porque ainda bem pouco tempo, e aquele que deve vir virá e não tardará. 38O meu justo viverá por causa de sua fidelidade, mas, se esmorecer, não encontrarei mais satisfação nele”. 39Nós não somos desertores, para a perdição. Somos homens da fé, para a salvação da alma.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 36)
— A salvação de quem é justo vem de Deus!
— A salvação de quem é justo vem de Deus!
— Confia no Senhor e faze o bem, e sobre a terra habitarás em segurança. Coloca no Senhor tua alegria, e ele dará o que pedir teu coração.
— Deixa aos cuidados do Senhor o teu destino; confia nele, e com certeza ele agirá. Fará brilhar tua inocência como a luz, e o teu direito, como o sol do meio-dia.
— É o Senhor quem firma os passos dos mortais e dirige o caminhar dos que lhe agradam; mesmo se caem, não irão ficar prostrados, pois é o Senhor quem os sustenta pela mão.
— A salvação dos piedosos vem de Deus; ele os protege nos momentos de aflição. O Senhor lhes dá ajuda e os liberta, defende-os e protege-os contra os ímpios, e os guarda porque nele confiaram.

Evangelho (Mc 4,26-34)

Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão:
O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece.
28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”.
30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”.
33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. 


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

PENSANDO A VIDA

Se você parar pra pensar, tudo que acontece na nossa vida trás consigo algumas lições. 


Eis que o dia amanhece, o celular te desperta para que você possa se preparar e sair para a caminhada rotineira, daí você simplesmente desliga o despertar e acaba dormindo novamente.

 - Há... tudo bem... quem nunca néh?
pode ser algo simples, mas tudo tem sua consequência... 
__ Quando perceber que perdeu a hora você vai levantar de um salto;
__ Vai sair correndo;
__ Vai lembrar que deixou o amigo da caminhada esperando... esperando...
Até ai tudo bem, depois você se ajeita, "pego o prumo" e segue o dia... 

Será? Depende... porque você perdeu a hora? 

Chega um momento, que você depois de uma certa agitação, quando você já começa a trilhar o caminha que deveria estar percorrendo a ficha cai e você lembra que nesse momento chamado agora você não está como deveria estar porque tem algo roubando a sua paz, algo te deixando preocupado, algo que quer te prender justamente quando você está mais disposto a buscar e a viver o novo. 

Daí você para... para no tempo, a cabeça dá voltas e está confusa devido a noite mal dormida, mal dormida por escolhas até mesmo involuntárias mas que são de sua total responsabilidade, daí a caminhada não é mais a mesma, você não vai mais ter ao seu lado quem costumava ou deveria... você não vai mais conseguir trilhar o percurso. 

Tudo isso é pra te dizer, que seja em algo simples como uma caminhada, seja no maior acontecimento de sua vida, os ingredientes serão os mesmos... Sempre pode ter por trás uma noite mal dormida que não é por acaso... e que precisa que algo seja resolvido para que você possa viver o hoje como se deve, para amanhã estar aonde é o seu lugar...

Por maiores que sejam os seus fantasmas interiores, os monstros que vivem dentro de você, você não pode se conformar e se entregar...

O CAMINHADO DA VITÓRIA É AQUELE QUE MUITAS VEZES SE PERCORRE CHORANDO, MAS, É PELAS LÁGRIMAS QUE REGAMOS OS NOSSOS JARDINS PARA QUE MAIS TARDE ELES FLORESÇAM. 

O que você não pode é querer desistir, não queira... queira continuar acima de tudo e peça forças a Deus que Ele está com você nos caminhos mais difíceis mesmo que você não perceba. Como diz a canção " jamais te abandonei É que nos momentos mais difíceis de viver Nos meus braços te levei" 


Por: José Edinaldo 

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

EVANGELHO DO DIA

Primeira Leitura (2Tm 1,1-8)
Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.
— Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Evangelho (Lc 10,1-9)

Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.


EVANGELHO COMENTADO!

A graça de Deus, no meio de nós, é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria Evangelho  (Jo 16,16-20) —  O Senh...