sábado, 25 de fevereiro de 2017

PALAVRA DE HOJE

Primeira Leitura (Eclo 17,1-13)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Da terra Deus criou o homem, e o formou à sua imagem. 2E à terra o faz voltar novamente, embora o tenha revestido de poder, semelhante ao seu. 3Concedeu-lhe dias contados e tempo determinado, deu-lhe autoridade sobre tudo o que está sobre a terra. 4Em todo ser vivo infundiu o temor do homem, fazendo-o dominar sobre as feras e os pássaros.
5Deu aos homens discernimento, língua, olhos, ouvidos, e um coração para pensar; encheu-os de inteligência e de sabedoria. 6Deu-lhes ainda a ciência do espírito, encheu o seu coração de bom senso e mostrou-lhes o bem e o mal. 7Infundiu o seu temor em seus corações, mostrando-lhes as grandezas de suas obras. 8Concedeu-lhes que se gloriassem de suas maravilhas, louvassem o seu Nome santo e proclamassem as grandezas de suas obras.
9Concedeu-lhes ainda a instrução e entregou-lhes por herança a lei da vida. 10Firmou com eles uma aliança eterna e mostrou-lhes sua justiça e seus julgamentos. 11Seus olhos viram as grandezas da sua glória e seus ouvidos ouviram a glória da sua voz. Ele lhes disse: “Tomai cuidado com tudo o que é injusto!” 12E a cada um deu mandamentos em relação a seu próximo. 13Os caminhos dos homens estão sempre diante do Senhor e não podem ficar ocultos a seus olhos.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho (Mc 10,13-16)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, 13traziam crianças para que Jesus as tocasse. Mas os discípulos as repreendiam. 14Vendo isso, Jesus se aborreceu e disse: “deixai vir a mim as crianças. Não as proibais, porque o Reino de Deus é dos que são como elas.
15Em verdade vos digo: quem não receber o Reino de Deus como uma criança, não entrará nele”. 16Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

QUE O BOM SENSO PREVALEÇA

Sobre o carnaval?

Calma... desarme-se, minha intenção não é apontar o dedo para condenar ninguém, é apenas para que você reflita. Achei uma maneira muito simples de explicar o que acho sobre o carnaval:

"Um dia uma pessoa perguntou para o Padre Jonas:
Carnaval é pecado?
Padre Jonas não disse nem que sim, nem que não!
Mas disse:
Tenta passar por uma estrada de lama sem se sujar se você conseguir eu vou com você!"

Não consigo ser mais claro que isso... Agora, o poder de escolha é seu, acima de tudo saiba que esse é apenas um conselho e embora muita gente diga que se eles fossem bons se vendiam, acredito que quando são para o nosso bem eles valem bem mais que ouro. Por isso:

Não esqueça, que uma decisão errada pode acabar com a sua vida!
Não esqueça, que trocar o que você tem de precioso em algo passageiro vai te trazer arrependimento!
Não esqueça, que tudo que vem fácil costuma ir fácil e além disso muitas vezes machuca, causa feridas não só no corpo, mas, mais ainda na nossa alma... 
...e lembre-se, Deus não se afasta de ninguém, mas, as nossas atitudes nos afastam Dele!

Que o bom senso prevaleça, que os próximos dias sejam pra você de paz, de verdadeira alegria, que você se lembre que os vícios e as paixões deste mundo não te acrescentam nada. 

Crianças, eu vos escrevo, porque conheceis o Pai. Pais, eu vos escrevi, porque conheceis aquele que existe desde o princípio. Jovens, eu vos escrevi, porque sois fortes e a palavra de Deus permanece em vós, e vencestes o Maligno. Não ameis o mundo nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai. Porque tudo o que há no mundo - a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida - não procede do Pai, mas do mundo. O mundo passa com as suas concupiscências, mas quem cumpre a vontade de Deus permanece eternamente. (1João 2, 14-17)

Bom final de semana!

Jose Edinaldo



PALAVRA DE HOJE

Primeira Leitura (Eclo 6,5-17)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
5Uma palavra amena multiplica os amigos e acalma os inimigos; uma língua afável multiplica as saudações. 6Sejam numerosos os que te saúdam, mas teus conselheiros, um entre mil. 7Se queres adquirir um amigo, adquire-o na provação; e não te apresses em confiar nele. 8Porque há amigo de ocasião, que não persevera no dia da aflição. 9Há amigo que passa para a inimizade, e que revela as desavenças para te envergonhar.
10Há amigo que é companheiro de mesa e que não persevera no dia da necessidade. 11Quando fores bem-sucedido, ele será como teu igual e, sem cerimônia, dará ordens a teus criados. 12Mas, se fores humilhado, ele estará contra ti e se esconderá da tua presença.
13Afasta-te dos teus inimigos e toma cuidado com os amigos. 14Um amigo fiel é poderosa proteção: quem o encontrou, encontrou um tesouro. 15Ao amigo fiel não há nada que se compare, é um bem inestimável. 16Um amigo fiel é um bálsamo de vida; os que temem o Senhor vão encontrá-lo. 17Quem teme o Senhor, conduz bem a sua amizade: como ele é, tal será o seu amigo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho (Mc 10,1-12)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. 2Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher.
3Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” 4Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”. 5Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. 6No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. 7Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. 8Assim, já não são dois, mas uma só carne. 9Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe!”
10Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. 11Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. 12E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

4.500 ACESSOS EM UM MÊS

ENTRE A QUESTÃO DE SER MELHOR A QUANTIDADE OU QUALIDADE, O IMPORTANTE É DISPONIBILIZAR CONTEÚDO DE QUALIDADE QUE ATINJA O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS. 


Vejo muitos canais de comunicação sendo criados, a internet como é sabido é um meio eficiente de disseminar informação, seja a nível mundial, nacional, ou quando partimos para a nossa realidade mais prática do dia a dia, desde assuntos que sejam de interesse da comunidade em que estamos inseridos, seja ao que se refere a questão em âmbito pessoal, sempre há pessoas, eu e você, buscando suprir nossas necessidades pessoais. 
A questão é, que assim como na vida real o mundo virtual oferece os seus riscos e perigos que podem nos levar a situações desagradáveis, por isso é imprescindível que haja sempre responsabilidade e empatia no momento de compartilhar algo, responsabilidade para disponibilizar conteúdo sério, verídico e de qualidade e empatia para se colocar no lugar do outro, afinal como diz a máxima, "não ofereça a outro aquilo que você não quer pra si". 
Tudo isso é pra dizer a você que fique sempre alerta, afinal nem toda fonte é confiável, mas é também para agradecer, este blog "está na ativa" a um mês e nesse curto espaço de tempo ver que muitas pessoas tem acompanhado, se interessado e compartilhado o seu conteúdo reflete uma boa aceitação.
Na verdade ele está em construção, por isso qualquer sugestão será bem vinda para análise, porém, o foco principal é que nós enquanto sociedade e de forma particular você enquanto pessoa, tenha um espaço para se entender e entender o seu verdadeiro papel em uma sociedade cada vez mais perdida em si. Que possamos nos encontrar, e mais ainda, que possamos nessa busca reconhecer que sozinhos não chegamos a lugar nenhum e mais ainda, que precisamos de Deus para dar sentido as nossas vidas.

VAMOS JUNTOS...
OBRIGADO E QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Jose Edinaldo 

PALAVRA DE HOJE

Primeira Leitura (Eclo 5,1-10)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Não confies nas tuas riquezas e não digas: “Basta-me viver!” 2Não deixes que tua força te leve a seguir as paixões do coração. 3Não digas: “Quem terá poder sobre mim?” ou: “Quem me fará prestar contas das minhas ações?”, pois o Senhor, com certeza, te castigará. 4Não digas: “Pequei, e que de mal me aconteceu?”, pois o Altíssimo é paciente. 5Não percas o temor por causa do perdão, cometendo pecado sobre pecado. 6Não digas: “A misericórdia do Senhor é grande, ele me perdoará a multidão dos meus pecados!”, 7pois dele procedem misericórdia e cólera, e sua ira se abate sobre os pecadores. 8Não demores em voltar para o Senhor, e não adies de um dia para outro, 9pois a sua cólera vem de repente e, no dia do castigo, serás aniquilado. 10Não te apoies em riquezas injustas, pois elas de nada te valerão no dia da desgraça.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho (Mc 9,41-50)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 41disse Jesus aos seus discípulos: “Quem vos der a beber um copo de água, porque sois de Cristo, não ficará sem receber a sua recompensa. 42E se alguém escandalizar um desses pequeninos que creem, melhor seria que fosse jogado no mar com uma pedra de moinho amarrada ao pescoço.
43Se tua mão te leva a pecar, corta-a! 44É melhor entrar na Vida sem uma das mãos, do que, tendo as duas, ir para o inferno, para o fogo que nunca se apaga. 45Se teu pé te leva a pecar, corta-o! 46É melhor entrar na Vida sem um dos pés, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno. 47Se teu olho te leva a pecar, arranca-o! É melhor entrar no Reino de Deus com um olho só, do que, tendo os dois, ser jogado no inferno, 48‘onde o verme deles não morre, e o fogo não se apaga’. 49Pois todos hão de ser salgados pelo fogo. 50Coisa boa é o sal. Mas se o sal se tornar insosso, com que lhe restituireis o tempero? Tende, pois, sal em vós mesmos e vivei em paz uns com os outros.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

REFLETINDO A VIDA

Você se conhece? 

O maior perigo é quando começamos a consentir que ilusões criadas por nós mesmos são verdadeiras e desconsideramos a verdade que vem de Deus... Isso nada mais é do que o nosso EGO querendo adequar o evangelho a nós mesmos, com todas as nossas limitações e imperfeições, quando na verdade somos nós, EU e VOCÊ que devemos nos adequar ao Evangelho! É para a liberdade que Cristo nos libertou, mas que liberdade é essa que vivemos se estamos agindo como escravos das nossas paixões, do nosso ressentimento, da nossa mágoa... um vício nos aprisiona, nos libertarmos dele é o primeiro passo para a conversão,mas e depois? depois a verdadeira conversão precisa acontecer dentro de nós mesmos, do contrário continuaremos sendo escravos de nós mesmos, dos nossos maus sentimentos, e corremos o risco de passamos anos assim até dentro da Igreja e não entendemos porque não evoluímos... é complexo, mas ao mesmo tempo simples... não crescemos porque optamos por não querer evoluir, porque dói, porque muitas vezes é preciso mexer em feridas, mas a partir do momento que renunciamos a nós mesmos e decidimos verdadeiramente entrar num processo de conhecimento de nós mesmos, vamos entendendo que o que queremos que aconteça no nosso mundo exterior, primeiro precisa acontecer no nosso mundo interior. Eu preciso me conhecer, e para isso preciso saber quem eu não sou, eu não sou aquele que eu mesmo acredito ser e a partir do momento que eu descubro o que eu não sou em Deus, começo a enxergar o que eu sou de verdade!

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

PALAVRA DE HOJE

Primeira Leitura (Eclo 2,1-13)
Leitura do Livro do Eclesiástico.
1Filho, se decidires servir ao Senhor, permanece na justiça e no temor e prepara a tua alma para a provação. 2Mantém o teu coração firme e sê constante, inclina teu ouvido e acolhe as palavras de inteligência, e não te assustes no momento da contrariedade. 3Suporta as demoras de Deus, agarra-te a ele e não o deixes, para que sejas sábio em teus caminhos. 4Tudo o que te acontecer, aceita-o, e sê constante na dor; e nas contrariedades de tua pobre condição, sê paciente. 5Pois é no fogo que o ouro e a prata são provados e, no cadinho da humilhação, os homens agradáveis a Deus.
6Crê em Deus, e ele cuidará de ti; endireita os teus caminhos e espera nele. Conserva o seu temor, e nele envelhecerás. 7Vós que temeis o Senhor, contai com a sua misericórdia e não vos desvieis, para não cair. 8Vós, que temeis o Senhor, confiai nele, e a recompensa não vos faltará. 9Vós, que temeis o Senhor, esperai coisas boas: alegria duradoura e misericórdia. 10Vós, que temeis o Senhor, amai-o, e vossos corações ficarão iluminados.
11Considerai, filhos, as gerações passadas e vede: Quem confiou no Senhor e ficou desiludido? 12Quem permaneceu nos seus mandamentos e foi abandonado? Quem o invocou e foi por ele desprezado? 13Pois o Senhor é compassivo e misericordioso, perdoa os pecados no tempo da tribulação, e protege a todos os que o procuram com sinceridade.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Evangelho (Mc 9,30-37)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 30Jesus e seus discípulos atravessavam a Galileia. Ele não queria que ninguém soubesse disso, 31pois estava ensinando a seus discípulos. E dizia-lhes: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens, e eles o matarão, mas, três dias após sua morte, ele ressuscitará”.
32Os discípulos, porém, não compreendiam estas palavras e tinham medo de perguntar. 33Eles chegaram a Cafarnaum. Estando em casa, Jesus perguntou-lhes: “Que discutíeis pelo caminho?” 34Eles, porém, ficaram calados, pois pelo caminho tinham discutido quem era o maior.
35Jesus sentou-se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” 36Em seguida, pegou uma criança, colocou-a no meio deles, e abraçando-a disse: 37“Quem acolher em meu nome uma dessas crianças, é a mim que estará acolhendo. E quem me acolher, está acolhendo, não a mim, mas aquele que me enviou”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

EVANGELHO COMENTADO!

A graça de Deus, no meio de nós, é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria Evangelho  (Jo 16,16-20) —  O Senh...