sábado, 4 de março de 2017

ACONTECEU EM BEZERROS

Vamos aos acontecimentos que movimentaram a semana na nossa cidade. 

CARNAVAL 2017

Aconteceu de 26 a 28 de Fevereiro o tradicional Carnaval dos papangus, o evento foi destaque na mídia Nacional e no estado, jornais estaduais destacaram o carnaval de Bezerros como o maior do interior Pernambucano, emissoras de TVS locais também deram grande destaque ao evento que contou ainda com uma reportagem exibida em rede nacional através do SBT NOTICIAS, programa jornalistico exibido pela emissora de Silvio Santos. 

O evento ainda foi motivo de certa revolta por parte da população insatisfeita com o episódio sobre a água, muitas não se conformaram achando injusto que apenas a parte central da cidade "onde aconteceu o evento" recebeu água nas torneiras enquanto que os demais ficaram sem o precioso líquido. 

Bezerros teve ainda uma rápida passagem do governador do Estado, a exemplo de Eduardo Campos, Paulo Câmara esteve na cidade, foi uma visita rápida, acompanhado dos deputados Waldemar Borges e Danilo Cabral, Paulo visitou o Camarote da Acessibilidade e partiu para compromissos particulares. 

VIOLÊNCIA PREOCUPA 

É preocupante o número de assassinatos cometidos em nossa cidade num curto espaço de tempo, essa semana não foi diferente, na noite da última quinta-feira mais uma vitima foi assassinada através de vários disparos de arma de fogo no bairro Alto São Sebastião. Ainda segundo o PH Bezerros, outra tentativa de homicídio aconteceu no bairro Irmã Júlia (Antiga Cohab), sendo que dessa vez a vitima foi socorrida a tempo pela unidade do SAMU. 

Durante a folia dos papangus, a violência também fez suas vítimas, a delegacia de policia de Bezerros, registrou boletins de roubo de celulares, na segunda um senhor foi detido por estar pulando o frevo armado com um revolver calibre 38, segundo apurações o mesmo é da cidade de Caruaru. 

O conselho Tutelar da cidade também trabalhou efetivamente, por diversas vezes os conselheiros foram acionados para agirem em caso de pais irresponsáveis que foram aproveitar a folia, chegando a se embriagar e agir com negligência com seus filhos, como também chamados da própria delegacia de polícia para acompanhar a escuta a jovens infratores, uma vez que por não dispor de familiares e por serem de menor, a policia precisa do apoio do conselho tutelar apenas no momento de ouvir os adolescentes.     

Ainda a tempo... 

* Prefeito de idade nova, 02/03 foi dia de celebrar a vida do prefeito Severino Otávio (72 anos), que Deus dê sabedoria para que ele possa conduzir essa cidade, esse é o maior apelo da população de modo geral. 

* Associação de impressa de Bezerros emite nota a respeito da rádio Bezerros Fm, que teve seu sinal interrompido, em destaque "Registramos com pesar o nosso mais profundo sentimento de tristeza  por este presságio, ratificando ato solidário e irrestrito apoio,  com vistas ao pronto restabelecimento daquela frequência  para alegria da população bezerrense." 

* A Compesa e a prefeitura estão se esforçando para resolver a situação dos moradores da Siqueira Campos, uma vez que os mesmos estavam utilizando a água do rio Ipojuca no dia-a-dia por não disporem outras possibilidades. Resta saber se algo foi feito a respeito dos moradores do Sítio POÇÃO, os moradores daquela comunidade a muito tempo contam apenas com a água do rio para sobreviverem. 

Que Deus proteja nossa cidade.
Boa Semana a todos.

José Edinaldo

sexta-feira, 3 de março de 2017

PALAVRA DE HOJE

Primeira Leitura (Is 58,1-9a)
Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Assim fala o Senhor Deus: 1“Grita forte, sem cessar, levanta a voz como trombeta e denuncia os crimes do meu povo e os pecados da casa de Jacó. 2Buscam-me cada dia e desejam conhecer meus propósitos, como gente que pratica a justiça e não abandonou a lei de Deus. Exigem de mim julgamentos justos e querem estar na proximidade de Deus: 3“Por que não te regozijaste, quando jejuávamos, e o ignorastes, quando nos humilhávamos?” — É porque no dia do vosso jejum tratais de negócios e oprimis os vossos empregados. 4É porque, ao mesmo tempo que jejuais, fazeis litígios e brigas e agressões impiedosas.
Não façais jejum com esse espírito, se quereis que vosso pedido seja ouvido no céu. 5Acaso é esse jejum que aprecio, o dia em que uma pessoa se mortifica? Trata-se talvez de curvar a cabeça como junco, e de deitar-se em saco e sobre cinza? Acaso chamas a isso jejum, dia grato ao Senhor?
6Acaso o jejum que prefiro não é outro: quebrar as cadeias injustas, desligar as amarras do jugo, tornar livres os que estão detidos, enfim, romper todo tipo de sujeição? 7Não é repartir o pão com o faminto, acolher em casa os pobres e peregrinos? Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9aEntão invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Responsório (Sl 50)
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Ó Senhor, não desprezeis um coração arrependido!
— Tende piedade ó meu Deus, misericórdia! Na imensidão de vosso amor, purificai-me! Lavai-me todo inteiro do pecado, e apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade, o meu pecado está sempre à minha frente. Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei, e pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho (Mt 9,14-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, 14os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?”
15Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

quinta-feira, 2 de março de 2017

REFLETINDO A VIDA - CONSTRUINDO A UNIDADE

Que todos sejam um...

Sabe qual é o segredo para a realização de um objetivo? é simples... é precisa que haja unidade, ou seja, é preciso que todos aqueles que compõem um todo trabalhem em parceria. Basta olhar para você mesmo, se seu sistema respiratório não funcionar bem, todo o seu corpo ficará comprometido, se todo o seu organismo estiver bem, mas o seu sistema imunológico estiver enfraquecido, todo o corpo estará sujeito a várias doenças.  

Essa analogia se aplica a tudo, se aplica na nossa sociedade, caso os órgãos públicos não funcionem toda a população estará a mercê. Se na sua casa não houver parceria, a desordem será constante. Da mesma maneira, precisamos trazer essa realidade para a vida da nossa Igreja, da nossa Comunidade na nossa vivencia comunitária. Foi Jesus que nos afirmou, somos partes de um corpo, membros, formamos um corpo místico do qual Ele é a cabeça, por isso, agindo segundo os nossos próprios desejos desordenados e  as nossas paixões pessoais estaremos assim em desordem com a vontade de Deus. O que vemos muitas vezes, é que muitos organismos, a exemplo do recente carnaval, conseguem se organizar por um propósito, como um desfile por exemplo, que trás um fim em si mesmo. 

Nós no entanto, como Cristãos que somos não buscamos a unidade, não lutamos juntos, de maneira isolada queremos alcançar objetivos que necessitam de parceria e esses projetos são na verdade projetos de Salvação e de vida eterna. Mas, preferimos muitas vezes nos isolarmos no nosso mundo ao invés de ter que aceitar a dificuldade de lidar com o próximo, assim vamos em nossas lutas individualizadas lutando para construir a felicidade e ignoramos a plenitude. Jesus disse "quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me", mas insistimos em ignorar o irmão que está do nosso lado. A Palavra de Deus nos mostra isso no livro de Neemias, o povo de Israel regressando do cativeiro babilônico conseguiu reconstruir o templo que não havia sido concluído em décadas em apenas 52 dias. 

Tudo isso nos permite refletir que a partir do momento que enxergamos que aquele que está ao nosso lado, independente de quem seja, é nosso auxiliar, é nosso parceiro, é nosso caminho de vitória. Quando temos por objetivo reconstruir os nossos muros, fortalecer as nossas bases, devemos acima de tudo lembrar que sozinhos não fazemos nada, deixando de lado nossas diferenças e limitações podemos alcançar o céu. Renuncie a si mesmo, supere as barreiras da falta de compreensão, da falta de perdão, do ódio, do descaso, renuncie aos seus egos e vaidades. Tome a sua cruz, a Cruz de Cristo como disse o Papa Francisco, deve ser a bússola do cristão, tome a sua cruz que é muitas vezes aquele que está ao seu lado mas é na verdade uma forma de alcançar a Deus, é o caminho que te leva para o céu, afinal, foi a maneira encontrada por Ele para te fazer amadurecer... Sabe aquele pessoa mais difícil de lidar? é dela que você precisa para se tornar pleno, afinal a felicidade pode ser hoje mas pode não existir amanhã. 

Se tornar pleno no sentido de aprender a ser o que Deus quer, fazer a vontade de Deus, afinal, se Ele nos pede no evangelho que amemos nossos inimigos, o que será de nós se não amarmos aqueles que estão a nossa volta para nos edificar? Formenos uma grande parceria, que haja unidade para construirmos grandes pontes que nos levam a Deus, só assim seremos plenos, o que significa dizer que independente das circunstancias continuaremos de pé porque o nosso maior objetivo é fazer a vontade de Deus. 

Sejamos plenos, busquemos a unidade, apenas em unidade conseguiremos nos edificar, edificar o nosso templo e seguir em direção a vontade de Deus. Você precisa da sua família, você precisa da sua comunidade, sabe qual é a distancia entre você e Deus? é a mesma distancia que existe entre você e o seu próximo, por isso, vá até ele, se reconcilie, perdoe, ame, acolha, auxilie, ele é o remédio para curar o seu coração. Apenas juntos somos capazes de nos reerguermos.  


Que todos sejam um! 
(Inspirado na pregação do Retiro de Carnaval da Comunidade Resgate para servos - Sergio Maciel)

José Edinaldo 

PALAVRA DE HOJE

Primeira Leitura (Dt 30,15-20)
Leitura do Livro do Deuteronômio.
Moisés falou ao povo dizendo: 15“Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la.
17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.
19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele — pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias —, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 1)
— É feliz quem a Deus se confia!
— É feliz quem a Deus se confia!
— Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
— Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
— Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte.

Evangelho (Lc 9,22-25)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 22O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.
23Depois Jesus disse a todos: “Se alguém me quer seguir, renuncie a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me. 24Pois quem quiser salvar a sua vida, vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, esse a salvará.
25Com efeito, de que adianta a um homem ganhar o mundo inteiro, se se perde e se destrói a si mesmo?”

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

quarta-feira, 1 de março de 2017

QUARTA-FEIRA DE CINZAS - LEITURA DE HOJE

Primeira Leitura (Jl 2,12-18)

Leitura da Profecia de Joel:
12Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.
14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?
15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.
17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?”
18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

Responsório (Sl 50)
— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!
— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos!
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão do vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecadoe apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade,/ o meu pecado está sempre à minha frente./ Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,/ pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,e minha boca anunciará vosso louvor!

Segunda Leitura (2Cor 5,20-21.6,1-2)

Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus.
21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.
6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Anúncio do Evangelho (Mt 6,1-6.16-18)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus.
2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa.
16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

EVANGELHO COMENTADO!

A graça de Deus, no meio de nós, é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria Evangelho  (Jo 16,16-20) —  O Senh...