sexta-feira, 28 de abril de 2017

EVANGELHO DE HOJE

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre, mas o Seu modo de agir é sempre novo


Evangelho (Jo 6,1-15)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor. 
Imagem relacionadaNaquele tempo, 1Jesus foi para o outro lado do mar da Galileia, também chamado de Tiberíades. 2Uma grande multidão o seguia, porque via os sinais que ele operava a favor dos doentes. 3Jesus subiu ao monte e sentou-se aí, com seus discípulos. 4Estava próxima a Páscoa, a festa dos judeus.
5Levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe: “Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?” 6Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. 7Filipe respondeu: “Nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um”.
8Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: 9“Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?” 10Jesus disse: “Fazei sentar as pessoas”. Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens.
11Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam. E fez o mesmo com os peixes. 12Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: “Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!”
13Recolheram os pedaços e encheram doze cestos com as sobras dos cinco pães, deixadas pelos que haviam comido. 14Vendo o sinal que Jesus tinha realizado, aqueles homens exclamavam: “Este é verdadeiramente o Profeta, aquele que deve vir ao mundo”. 15Mas, quando notou que estavam querendo levá-lo para proclamá-lo rei, Jesus retirou-se de novo, sozinho, para o monte.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 27 de abril de 2017

TODOS NÓS PRECISAMOS DE UMA BASE

Sobre o que você está construindo os seus sonhos? a base que você precisa acima de tudo é DEUS, Ele é a força maior que nos sustenta.
      
Se existe algo que não pode ser ignorado  é a nossa capacidade mental. A verdade é que nos preocupamos com muita coisa... é conta pra pagar, é aquele pessoa que está doente, é o filho que não está bem, é a situação financeira ... vamos no preocupando, acumulando cada vez mais coisas na nossa mente e não nos damos conta do perigo que corremos, a sociedade está gerando uma nação de pessoas doentes emocionais, depressivas, reféns dos seus medos e angustias. 
Resultado de imagem para seguir adianteE que sirva de testemunho, mas todos nós estamos sujeitos a passar por isso. A vida tem dois horizontes, um positivo e um negativo e chega um momento que perdemos as forças, perdemos o animo, o entusiasmo vai embora... e sabe nessas horas o que nos resta? essa é a questão... o que te resta quando tudo parece desabar? Tem pessoas, e muitas estão se perdendo por causa disso, basta olhar para os jovens que estão se deixando levar por um joguinho que leva a morte, pessoas que quando falta-lhes tudo e procuram uma base e não acham decidem acabar com a própria vida... O que há por trás de alguém que decide se matar? o que há por trás de alguém que escolhe desistir? o que há por trás de alguém que perde totalmente a esperança?
     Na verdade a questão não é o que há por trás, mas sim o que não há! o que acontece é que quando a mente "pira" e as preocupações dominam, e a tristeza envolve, falta uma base... a própria palavra de Deus nos diz isso, estamos construindo nossas casas ou até mesmo castelos sobre a areia e de repente tudo cai por terra... 
     Sobre o que você está construindo os seus sonhos? a base que você precisa acima de tudo é DEUS, Ele é a força maior que nos sustenta. Segundo, a família, apesar de todas as coisas ela sempre estará com você, e por fim e não menos importante os amigos, mas repito, AMIGOS! aqueles que você conta nos dedos de uma mão... que querem o seu bem e estão disposto a te ouvir e falar umas verdades quando você precisa... 
     É essa  a base que nos edifica, que nos faz quando chegamos no fundo do poço lutarmos para nos reerguemos, que nos ajudam a não desistir, que nos impulsionam a seguir, erguer a cabeça e lutar.  É essa a base que você precisa ter para na hora do desespero poder recomeçar, concentrar a sua mente, começar a enxergar mesmo que a duras lágrimas que você tem motivos para viver... 

...e se você não tiver essa base? não se acomode e procure construí-la a partir de agora, comece buscando Deus com toda a força do seu coração, o resto lhe virá por acréscimo.  

Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Mateus 6:33,34


José Edinaldo 

terça-feira, 25 de abril de 2017

EVANGELHO DE HOJE

Primeira Leitura (1Pd 5,5b-14)
Leitura da Primeira Carta de São Pedro.
Caríssimos, 5brevesti-vos todos de humildade no relacionamento mútuo, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá a sua graça aos humildes. 6Rebaixai-vos, pois, humildemente, sob a poderosa mão de Deus, para que, na hora oportuna, ele vos exalte.
7Lançai sobre ele toda a vossa preocupação, pois ele é quem cuida de vós. 8Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, firmes na fé, certos de que iguais sofrimentos atingem também os vossos irmãos pelo mundo afora. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda a graça, que vos chamou para a sua glória eterna, em Cristo, vos restabelecerá e vos tornará firmes, fortes e seguros.
11A ele pertence o poder, pelos séculos dos séculos. Amém. 12Por meio de Silvano, que considero um irmão fiel junto de vós, envio-vos esta breve carta, para vos exortar e para atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual estais firmes. 13A igreja que está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também, Marcos, o meu filho. 14Saudai-vos uns aos outros com o abraço do amor fraterno. A paz esteja com todos vós que estais em Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus

Evangelho (Mc 16,15-20)
Resultado de imagem para IDE POR TODO MUNDO— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.
19Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. 20Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e confirmava sua palavra por meio dos sinais que a acompanhavam.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

domingo, 23 de abril de 2017

EVANGELHO COMENTADO

Só o Espírito Santo de Deus, derramado em nossos corações, permite-nos encontrar o perdão e a misericórdia divina

“Jesus lhe disse: ‘Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!’” (João 20, 29).

Anúncio do Evangelho (Jo 20,19-31)

Imagem relacionada— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.
— Glória a vós, Senhor.
19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”.
20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor.
21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E, depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem os não perdoardes, eles lhes serão retidos”.
24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”.
26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”.
27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste, porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!”
30Jesus realizou muitos outros sinais diante dos discípulos, que não estão escritos neste livro. 31Mas estes foram escritos para que acrediteis que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e, para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.


— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor

Comentário 

O que se manifesta, hoje, através da liturgia que celebramos é a Misericórdia de Deus encarnada e viva no meio de nós! Porque o Cristo ressuscitado sopra sobre toda a humanidade e em nossos corações o dom do Espírito Santo.
Só o Espírito Santo de Deus, derramado em nossos corações, permite-nos encontrar o perdão e a misericórdia divina! Por isso, o Espírito derramado sobre os apóstolos confere a eles o poder de perdoar os pecados. Que maravilha! Que presença e dádiva do Céu! Nossos pecados podem ser perdoados por homens, que são ministros de Deus, profetas e agentes da misericórdia divina.
Digo a todos nós que necessitamos tanto do dom do Espírito Santo: não desprezemos o santo sacramento da confissão. Demos, na verdade, grande crédito e valor a ele. Porque quando precisamos o Espírito Santo vem a nós pelo batismo, na crisma; vem ao nosso encontro para nos lavar dos nossos pecados. Por este motivo, Jesus está dando aos apóstolos e discípulos poder para que somente a Igreja perdoe os pecados.
Celebrar, hoje, a misericórdia de Deus é celebrar o perdão dos nossos pecados, é celebrar a nossa reconciliação com Ele!
Rejubilo-me de mais no sacramento da confissão, pois no início da Igreja o sacramento era dado uma vez na vida, e depois foi se estendendo. E o tamanho da misericórdia de Deus não se limitava a um tempo ou a uma circunstância apenas.
Algumas pessoas buscam todos os meses, ou, alguns buscam toda semana o sacramento da confissão, que está aqui por meio dos sacerdotes. Mas, o mais importante é deixar que a reconciliação com Deus aconteça em nosso coração. É mais do que uma oportunidade, é um presente do Céu e um dom de Deus!
Quando o padre ou o ministro ordenado dizem:“Teus pecados estão perdoados”, é o próprio Jesus quem está nos dizendo que os nossos pecados estão perdoados. A excelência da misericórdia de Deus perdoa até mesmo a nossa incredulidade. Olhe a incredulidade de Tomé que dizia: “Se eu não tocar nem ver, não acreditarei”. E a bondade de Deus perdoa até mesmo aquele que era discípulo e duvidou.
O perdão de Deus não conhece medidas nem limites. O perdão de Deus chega a todos os corações que se abrem para a Sua misericórdia!
Deus abençoe você!

Padre Roger Araújo 

EVANGELHO COMENTADO!

A graça de Deus, no meio de nós, é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria Evangelho  (Jo 16,16-20) —  O Senh...