quinta-feira, 2 de março de 2017

REFLETINDO A VIDA - CONSTRUINDO A UNIDADE

Que todos sejam um...

Sabe qual é o segredo para a realização de um objetivo? é simples... é precisa que haja unidade, ou seja, é preciso que todos aqueles que compõem um todo trabalhem em parceria. Basta olhar para você mesmo, se seu sistema respiratório não funcionar bem, todo o seu corpo ficará comprometido, se todo o seu organismo estiver bem, mas o seu sistema imunológico estiver enfraquecido, todo o corpo estará sujeito a várias doenças.  

Essa analogia se aplica a tudo, se aplica na nossa sociedade, caso os órgãos públicos não funcionem toda a população estará a mercê. Se na sua casa não houver parceria, a desordem será constante. Da mesma maneira, precisamos trazer essa realidade para a vida da nossa Igreja, da nossa Comunidade na nossa vivencia comunitária. Foi Jesus que nos afirmou, somos partes de um corpo, membros, formamos um corpo místico do qual Ele é a cabeça, por isso, agindo segundo os nossos próprios desejos desordenados e  as nossas paixões pessoais estaremos assim em desordem com a vontade de Deus. O que vemos muitas vezes, é que muitos organismos, a exemplo do recente carnaval, conseguem se organizar por um propósito, como um desfile por exemplo, que trás um fim em si mesmo. 

Nós no entanto, como Cristãos que somos não buscamos a unidade, não lutamos juntos, de maneira isolada queremos alcançar objetivos que necessitam de parceria e esses projetos são na verdade projetos de Salvação e de vida eterna. Mas, preferimos muitas vezes nos isolarmos no nosso mundo ao invés de ter que aceitar a dificuldade de lidar com o próximo, assim vamos em nossas lutas individualizadas lutando para construir a felicidade e ignoramos a plenitude. Jesus disse "quem quiser me seguir, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me", mas insistimos em ignorar o irmão que está do nosso lado. A Palavra de Deus nos mostra isso no livro de Neemias, o povo de Israel regressando do cativeiro babilônico conseguiu reconstruir o templo que não havia sido concluído em décadas em apenas 52 dias. 

Tudo isso nos permite refletir que a partir do momento que enxergamos que aquele que está ao nosso lado, independente de quem seja, é nosso auxiliar, é nosso parceiro, é nosso caminho de vitória. Quando temos por objetivo reconstruir os nossos muros, fortalecer as nossas bases, devemos acima de tudo lembrar que sozinhos não fazemos nada, deixando de lado nossas diferenças e limitações podemos alcançar o céu. Renuncie a si mesmo, supere as barreiras da falta de compreensão, da falta de perdão, do ódio, do descaso, renuncie aos seus egos e vaidades. Tome a sua cruz, a Cruz de Cristo como disse o Papa Francisco, deve ser a bússola do cristão, tome a sua cruz que é muitas vezes aquele que está ao seu lado mas é na verdade uma forma de alcançar a Deus, é o caminho que te leva para o céu, afinal, foi a maneira encontrada por Ele para te fazer amadurecer... Sabe aquele pessoa mais difícil de lidar? é dela que você precisa para se tornar pleno, afinal a felicidade pode ser hoje mas pode não existir amanhã. 

Se tornar pleno no sentido de aprender a ser o que Deus quer, fazer a vontade de Deus, afinal, se Ele nos pede no evangelho que amemos nossos inimigos, o que será de nós se não amarmos aqueles que estão a nossa volta para nos edificar? Formenos uma grande parceria, que haja unidade para construirmos grandes pontes que nos levam a Deus, só assim seremos plenos, o que significa dizer que independente das circunstancias continuaremos de pé porque o nosso maior objetivo é fazer a vontade de Deus. 

Sejamos plenos, busquemos a unidade, apenas em unidade conseguiremos nos edificar, edificar o nosso templo e seguir em direção a vontade de Deus. Você precisa da sua família, você precisa da sua comunidade, sabe qual é a distancia entre você e Deus? é a mesma distancia que existe entre você e o seu próximo, por isso, vá até ele, se reconcilie, perdoe, ame, acolha, auxilie, ele é o remédio para curar o seu coração. Apenas juntos somos capazes de nos reerguermos.  


Que todos sejam um! 
(Inspirado na pregação do Retiro de Carnaval da Comunidade Resgate para servos - Sergio Maciel)

José Edinaldo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EVANGELHO COMENTADO!

A graça de Deus, no meio de nós, é transformar aquilo que é nossa tristeza na verdadeira alegria Evangelho  (Jo 16,16-20) —  O Senh...